domingo, 18 de agosto de 2013

Educar para o Futuro: TIC na Escola

Educar para o Futuro...

Entre as Novas Competências para Ensinar, Perrenoud (2000), destaca o uso das tecnologias no contexto escolar. Segundo o autor, programas como, os editores de texto, de apresentação slides, têm muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem, para ele, os professores devem explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino. Destaca também, as possibilidades de comunicar-se à distância por meio da telemática. Mas utilizar as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na escola se apresenta como um grande desafio para os profissionais da educação.

“A integração das TIC aos processos educacionais é, pois, uma das transformações indispensáveis à escola para que ela consiga superar seus limites e estar mais em sintonia com as demandas geradas pelas mudanças sociais típicas da sociedade contemporânea de economia e cultura globalizada. Mais fácil de teorizar do que pôr em prática, a integração de novas tecnologias aos processos educacionais institucionalizados, exige mudanças radicais nos modos de ensinar e de formar professores, principalmente porque, na educação, inovações técnicas exigem inovações didáticas e pedagógicas. Além de prover os aspectos infraestruturas (instalações, equipamentos, manutenção), é preciso investir nos aspectos propriamente pedagógicos, especialmente na formação de professores, sem o que qualquer experiência de inovação educacional estará fadada ao fracasso.” (Straub, 2009, pag. 9).

As novas gerações crescem em um contexto chamado de Sociedade da Informação, do Conhecimento etc., a escola não pode permanecer alheia às novas tendências de ensino e aprendizagem. O computador, o celular, a Internet, além da TV, Rádio, Jornal, são importantes fontes de pesquisas, leitura, letramento cognitivo e social. A introdução pedagógica destes recursos no cotidiano educacional se mostra uma necessidade fundamental na completude da atual formação humana.


Silva, 2013







2 comentários: