domingo, 18 de agosto de 2013

Reflexões sobre HIPERTEXTOS:

Você certamente já havia usado um dicionário. Alguma vez, ao procurar uma palavra no dicionário, você não precisou buscar o significado de outras? Então, já havia usado um hipertexto! Você já usou enciclopédias para fazer pesquisas? Pesquisando um conceito, precisou ir a outro? Então, já havia navegado em um hipertexto sem nem se dar conta disso.

Um romance, em geral, não é um hipertexto. Quase sempre, romances e novelas são criados supondo que o leitor deva começar na primeira página e ir lendo, sequencialmente, até a última. Se o texto for bom e cativante, é assim que fazemos.



A linguagem básica de desenvolvimento para WEB é a (HTML) Linguagem de Marcação de Hipertexto – “HyperText Marckup Language”, termo em inglês de onde se origina a abreviação HTML. Esta linguagem virtual é baseada no conceito hipertexto. Os hipertextos são conjuntos de elementos que muitos chamam de nós – ligados por conexões. Os hipertextos podem ser lidos de muitas formas, em ordens diferentes: várias palavras ou expressões, ao longo do hipertexto, podem remeter a outros textos. Os elementos do hipertexto podem ser: palavras, imagens, vídeos, áudio, documentos etc., essas informações são amarradas por meio de elos associativos, os links. Os links permitem que o usuário avance em sua leitura na ordem que desejar. A conexão feita em um hipertexto é algo imprevisto.

Elementos Básicos da linguagem HTML:

· A escrita e a leitura não sequencial;

· A interatividade possibilitada pelo “meio social”;

· A existência de elos, links – textuais ou não.

"Não existe um padrão de leitura e escrita no ambiente virtual, o mesmo se apresenta: informativo, dinâmico e interativo".

Silva, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário